«As universidades e politécnicos, vão garantir o ensino presencial no próximo ano létivo e o sábado fará parte das semanas letivas.
Algumas das medidas defenidas para o ensino superior são: aulas ao sábado, planos de contigencia atualizados, maior vigilacia dos espaços, promoção de campanhas de testes e estudos imunológicos.
O ministério recomenda igualmente que as instituições “promovam campanhas de testes virais, assim como estudos imunológicos com base em rastreios serológicos periódicos e continuados o longo do tempo”, designadamente recorrendo aos centros de investigação das instituições de ensino superior, com o objectivo de monitorizar o risco de contágio quer nas instalações académicas quer nas residências de estudantes.
E pede que se incentive o uso da aplicação StayAway Covid, que deverá começar a funcionar este mês. Esta terça-feira, o Presidente da República aprovou a utilização e o tratamento dos dados da aplicação, que permitirá ajudar na monitorização da doença.
Para o ministério este é um período para “estimular a experimentação e disseminação de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem adaptadas a um sistema de ensino presencial apoiado por tecnologias digitais, assim como formas mistas/combinadas de ensino em todos os níveis de ensino superior”.»
Texto retirado de: https://www.publico.pt/
Enviar um comentário