O primeiro-ministro anunciou, este sábado, novas medidas de combate à pandemia de covid-19, com incidência nos concelhos mais afetados pela infeção de SARS-CoV-2. São medidas que saíram do Conselho de Ministros que reuniu, este sábado, às 10:00, num encontro que só terminou já depois das 18:00.
A pandemia de Covid-19, em Portugal, está a crescer com os números que vemos diariamente e, por isso, o primeiro-ministro convocou um Conselho de Ministros extraordinário, que aconteceu este sábado. Desta reunião, saíram várias novas medidas para controlar a pandemia e travar o contágio no nosso país.
Para 121 concelhos com nível de risco elevado, em que a média de novos casos é superior a 240 por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, entram em vigor as seguintes medidas:
- O dever cívico de recolhimento domiciliário, em que os cidadãos devem apenas sair para o conjunto de deslocações já previamente autorizadas;
- Desfasamento de horários obrigatório;
- Teletrabalho é obrigatório sempre que for possível, sempre que as funções em causa o permitam;
- As feiras e mercados de levante estão proibidos;
- Eventos com mais de cinco pessoas ficam proibidos;
- Os estabelecimentos têm de encerrar até às 10h da noite, exceto farmácias, consultórios, serviços funerários, postos de combustível e aluguer de veículos. Os restaurantes só podem estar abertos até às 10h30 da noite;
Para além destas medidas, o primeiro-ministro anunciou ainda que a Linha Saúde 24 vai ter permissão para passar declarações de isolamento profilático.
Estas novas medidas entram em vigor a partir de 4 de novembro, pelo que voltam a ser avaliadas daqui a duas semanas.
Depois de ter decretado a limitação de circulação entre concelhos para este fim de semana, o Governo procura travar o contágio o mais rápido possível para que o Natal não fique comprometido.
TVI24 e RFM
Enviar um comentário