Governo lança campanha massiva de "400 mil testes de 14 em 14 dias". Comunidade escolar será prioritária na testagem
O plano terá começado a ser preparado no início da semana e envolve Ministério da Saúde, Direção-Geral da Saúde (DGS) e laboratórios certificados. A notícia é avançada pela Rádio Renascença.
"Vamos começar neste momento a organizar uma testagem que se prevê que seja de 400 mil testes de 14 em 14 dias. É isso que está a ser organizado e estamos, a todo o momento, a lançar este programa cá para fora", avançou à referida rádio o médico e patologista clínico Germano de Sousa, responsável pelos laboratórios de análises clínicas com o mesmo nome e antigo bastonário da Ordem dos Médicos.
Segundo aquela rádio, os primeiros a serem testados serão os elementos da comunidade escolar, seguidos de trabalhadores das fábricas e outras unidades de trabalho.
"Está previsto começar pelas escolas, fábricas, mas em princípio, serão as escolas as primeiras a começar a ser estudadas para estarmos prontos para quando começar o desconfinamento", disse.
Segundo o médico, serão testadas "todas as pessoas, mesmo aquelas que não tiveram contacto com um infetado".
Germano de Sousa garante que "a todo o momento" o programa de testagem massiva deverá ser dado a conhecer, provavelmente até ao final desta semana, sendo que expectável que o desconfinamento comece ainda este mês, referiu.
Segundo a mesma publicação, este é o maior plano de testes à doença viral já realizado em Portugal, com o objetivo de preparar o início do desconfinamento no país.
Enviar um comentário