O processo educativo no contexto da pandemia de Covid-19 provocou, nos dois últimos anos letivos, dificuldades e desafios a que a implementação de soluções diversificadas de ensino a distância tentou dar resposta, de acordo com os recursos e estruturas de cada estabelecimento escolar. Esta situação poderá ter aprofundado algumas desigualdades no acesso ao currículo e no desenvolvimento das aprendizagens.
Neste contexto surge o Plano de Recuperação das Aprendizagens de 2021, que engloba várias medidas e ações específicas, com as quais se pretende contribuir para apoiar as escolas, os professores, os alunos e encarregados de educação a diagnosticar e a colmatar as aprendizagens que possam ter ficado em défice.
No âmbito deste vasto programa e, em particular, do domínio de atuação +AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO e da ação Aferir, Diagnosticar e Intervir foi criada pelo IAVE a plataforma ITENS S.A. – Explorar os Itens da Avaliação Externa em Sala de Aula, a qual disponibiliza itens utilizados em provas de avaliação externa produzidos pelo IAVE ou itens provenientes de estudos internacionais em que Portugal participa. O objetivo é que estes itens possam ser explorados pedagogicamente em sala de aula para diagnosticar o estado das aprendizagens dos alunos, nomeadamente dos conhecimentos e das competências que apresentem maiores fragilidades e que seja necessário apoiar.
Na Plataforma ITENS S.A. são disponibilizados itens das várias áreas disciplinares e anos de escolaridade, acompanhados de informações técnicas e didáticas que poderão permitir aos professores fazer uma utilização desses itens de forma direcionada para áreas e competências específicas que pretendam diagnosticar nos seus alunos.
Estes itens estão organizados por ciclos de estudos e contém informação sobre:
- Os domínios e competências que permitem avaliar.
- O seu grau de complexidade.
- Critérios de classificação.
- Sugestões e exemplos de intervenção didática para melhoria de resultados.
Constituem, pois, um auxiliar privilegiado para o diagnóstico de dificuldades e para o apoio à intervenção em sala de aula, com a vantagem de serem itens calibrados e validados, apresentando boa fiabilidade na sua utilização.
Na primeira fase de implementação a plataforma ITENS S.A. vai apresentar cerca de meia centena de itens dos três ciclos do ensino básico, nas áreas disciplinares de Português, Matemática, Estudo do Meio, Português Língua Não Materna, Expressões Artísticas e Educação Física. Serão também disponibilizados itens libertos de estudos internacionais em que Portugal participa. Numa segunda fase, serão integrados na plataforma itens pertencentes às disciplinas do ensino secundário sujeitas a avaliação externa.
A plataforma é de acesso livre, embora mais direcionada a professores, podendo ser acedida em https://itenssa.iave.pt
Enviar um comentário