DGS admite fim do isolamento para casos positivos sem sintomas e uso de máscara só em alturas de maior risco
DGS admite fim do isolamento para casos positivos sem sintomas e uso de máscara só em alturas de maior risco | Coronavírus | PÚBLICO (publico.pt)
A directora-geral da Saúde admitiu esta quinta-feira que as pessoas que estejam infectadas mas que não tenham sintomas da covid-19 possam vir a ser dispensadas de fazer isolamento, e que esta medida, em conjunto com a utilização da máscara apenas em alturas de maior risco, está a ser estudada pela comunidade científica.
“Para os casos [positivos]. Para os doentes, não. Os doentes continuam a ter direito ao isolamento, estão no auge da transmissibilidade. Pode haver uma redução dos dias de isolamento e outras medidas para os contactos”, disse Graça Freitas.
A directora-geral disse, no entanto, que estava a ser "cautelosa" e que tudo isto será condicionado pela evolução da pandemia nos próximos dias e semanas. "Há um movimento europeu, liderado pelo Centro Europeu de Controlo e Doenças, e nós estamos alinhados com esse centro", disse.
Sobre a utilização das máscaras, e realçando que não se devem aligeirar todas as medidas para controlo da pandemia ao mesmo tempo, Graça Freitas realçou que este uso pode ser reservado apenas a certas alturas. “Se houver um alívio da epidemia, podemos reservar, por exemplo, o uso das máscaras para uma altura em que estivermos outra vez a subir na sazonalidade”, disse.
Enviar um comentário