O Governo anunciou, esta quinta-feira, após o Conselho de Ministros, um novo alívio de medidas para o combate à pandemia de covid-19 em Portugal. Em conferência de imprensa, a ministra da Saúde anunciou que as máscaras deixam de ser de uso obrigatório, com duas exceções.
"Decidimos pela não obrigatoriedade do uso de máscaras, que se mantém restringida a dois tipos de situações: aos locais frequentados por pessoas especialmente vulneráveis (estabelecimentos de saúde, estruturas residenciais para idosos, unidades da rede nacional de cuidados continuados e integrados e estruturas desta tipologia) e locais caracterizados pela elevada capacidade de utilização, pelo difícil arejamento, pela inexistência de alternativas à sua utilização em momentos de grande frequência, como são os transportes coletivos de passageiros (incluindo o transporte aéreo, transporte de passageiros em táxi ou TVDE)", afirmou.
Quanto às máscaras na sala de aula, Marta Temido afirmou claramente: "Escolas, não [é obrigatório o uso de máscara]".
Medida entrará em vigor no sábado, pelo que, na próxima semana, as máscaras já não têm de marcar presença nas salas de aula.
Fontes: Presidente Marcelo já promulgou decreto, fim das máscaras em vigor no sábado - SIC Notícias (sicnoticias.pt) e Governo mantém máscaras obrigatórias nas unidades de saúde, lares e transportes - CNN Portugal (iol.pt)
Enviar um comentário