Associações de Estudantes Ou Comissões de Festas e Visitas de Estudo? - André Rodrigues
Escrevo este artigo como um mero desabafo do que se passa nas escolas, quando é eleito o órgão representativo dos alunos, todos os anos. Depois do Rafael Carvalho, ter publicado o seu artigo opinião (Regresso Às Aulas: Mais Do Mesmo | + Sobre Educação (msedu.pt)), em que o texto falava sobre a luta estudantil, surgiu-me este pensamento de final de tarde: “O que é que as Associações de Estudantes fazem para o bem dos alunos?”
Ora bem meus amigos RIGOROSAMENTE NADA, em maior parte das escolas aquilo mais parece um Órgão Organizador de Festas e Visitas de Estudo, é claro que essas atividades também devem fazer parte do percurso do aluno, porque não somos nenhumas máquinas que andam para ali (aliás, isso ficará para outro texto), mas e lutar por condições dignas nas escolas, como, por exemplo, o frio que ecoa nas salas durante o inverno, as infiltrações existentes nas escolas? — Ninguém faz nada — E por quê? — Porque o verdadeiro trabalho cansa. E respondo mais uma vez: “Pois cansa, e ninguém disse que era fácil, mas lutemos por uma escola digna e de qualidade para TODOS”.
É claro que já considerei candidatar à AE da minha escola, e até tenho planos para isso no ano terminal. Veremos como o comboio anda até lá. Mas digo já aqui, que não será uma AE qualquer, farei de tudo para dar condições dignas aos MEUS COLEGAS, porque isso, sim, é uma verdadeira AE.
E para as AE que estiverem a ler isto, não sejam mais do mesmo e sim sejam diferenciadas naquilo que propõem. Algumas até parece que copiam e colam os objetivos umas das outras, mas pronto.
Enviar um comentário