Provas De Aferição Universais e Obrigatórias No 4.º e 6.º Anos

Exames. Governo vai rever provas nos 1.º e 2.º ciclos para melhorar diagnóstico – Observador

As alterações preveem a substituição das atuais provas de aferição por provas de aferição universais e obrigatórias a Português, Matemática e uma disciplina rotativa a cada 3 anos nos 4.º e 6.º anos.

O Governo vai rever a avaliação externa nos 1.º e 2.º ciclos na expectativa de melhorar o diagnóstico das aprendizagens, revelou o secretário de Estado Adjunto e da Educação, que vê nos rankings pistas para os problemas das escolas.

“Vamos fazer alterações na avaliação externa, nomeadamente no ensino básico, e acreditamos que com essas melhorias na avaliação externa, os rankings, por associação, também se tornarão mais úteis”, disse Alexandre Homem Cristo em entrevista à agência Lusa, a propósito da divulgação dos rankings das escolas.

As alterações, contempladas no Programa do Governo e que deverão ser anunciadas até ao final de julho, incidem sobre os 1.º e 2.º ciclos e preveem a substituição das atuais provas de aferição por provas de aferição universais e obrigatórias a Português, Matemática e uma disciplina rotativa a cada três anos nos 4.º e 6.º anos.

“Vamos trabalhar ao máximo, dentro das limitações que existem na natureza das provas, para que a comparabilidade seja, tanto quanto possível, mais robusta para que as orientações que depois possamos ter a partir dos resultados sejam também mais precisas e mais acutilantes para percebermos onde é que temos problemas e podemos intervir“, antecipou.

    Enviar um comentário

    Enviar um comentário

    Os leitores são responsáveis pelos comentários publicados. Comentários ofensivos ou promocionais serão eliminados.